É a cirurgia realizada para suspensão das mamas, indicada nos casos de flacidez, aréolas baixas e sobras de pele nas mamas.
Como são as cicatrizes?
As cicatrizes variam de acordo com o tipo de cirurgia indicada e o tamanho dessas cicatrizes dependem da quantidade de pele em excesso que precisa ser removida. Por isso, quanto menos quantidade de pele excedente, menor serão as cicatrizes. Elas podem ser apenas ao redor das aréolas ou se entenderem para baixo da mama em forma de “I”, “L” ou “T invertido”.
Na mastopexia, deve ser utilizada prótese?
Não necessariamente! A cirurgia de suspensão das mamas pode ser feita normalmente, com resultados naturais e muito satisfatórios sem a utilização das próteses. Quando no caso for possível usar as próteses, a decisão deve ser tomada pelo cirurgião em conjunto com a paciente.
As mamas ficam mais firmes quando se utiliza prótese?
Sim. Mas o grau e a duração de tal firmeza variam de paciente para paciente, pois também dependem da qualidade da pele, hábitos de vida, lipossubstituição da mama (mamas com mais gordura que glândula), volume final da mama, oscilações do peso corporal, entre outros fatores. Além disso, com o envelhecimento perdemos colágeno e elastina, contribuindo para um aumento da flacidez corporal e para uma certa perda da projeção das mamas.
Mamas grandes caem com mais facilidade?
Sim. Evidências científicas apontam que mamas maiores cedem mais ao longo do tempo devido à ação da gravidade, e mamas menores cedem menos pelo mesmo motivo.
Qual o tipo de anestesia?
Pode ser anestesia geral ou bloqueio peridural.
Quanto tempo dura a cirurgia?
3-5 horas.
Qual o tempo de internação?
Em torno de 12 – 24 horas.
E como é a dor no pós-operatório?
Quando a prótese é colocada subglandular ou subfascial, a dor é mais leve; já a prótese submuscular é mais dolorida, requerendo mais analgésicos no pós-operatório precoce.
Quanto tempo é preciso usar o sutiã de malha elástica?
Orientamos o seu uso 24h por dia no primeiro mês.
Quando é possível voltar a fazer atividades físicas?
Após 2 semanas já é possível fazer atividades leves. Mas atividades intensas somente são liberadas após 60 dias.
É possível amamentar após a mastopexia?
Sim! Mas a capacidade de produção de leite pode ser reduzida dependendo do quanto de tecido mamário necessitou ser retirado na cirurgia.
A sensibilidade nos mamilos pode ser reduzida?
Sim, mas a maioria dos casos melhora espontaneamente após alguns meses.
Em quanto tempo a cicatriz clareia?
Nas primeiras semanas a cicatriz fica bem discreta e pouco visível, evoluindo naturalmente para uma fase de amadurecimento que dura até 12 meses. Nessa fase a cicatriz fica um pouco mais espessa, passando pelo aspecto avermelhado e depois acastanhado, para depois clarear definitivamente. Nessa fase é comum sentir coceira e incômodos nas cicatrizes.
Há pacientes que possuem tendência à formação de cicatrizes hipertróficas e quelóides. Nesses casos são necessários tratamentos específicos para controle das cicatrizes.
Quando é possível ver o resultado final?
Após a cirurgia, a mama passará por um processo de adaptação e alcançará sua estabilidade entre 6-12 meses da cirurgia.
Em quanto tempo é possível tomar sol?
Após 2 meses (sem expor as cicatrizes ao sol).